Como fazer um gráfico de vendas por dia
26 de janeiro de 2024
Você precisa criar um relatório com gráfico das suas vendas, dia a dia?
Saiba que é muito fácil criar um gráfico diário quando utilizada uma ferramenta correta para isso. Nesse artigo você vai descobrir como é simples criar seu gráfico e acompanhar o dia a dia das vendas de sua empresa.
- Porque criar um gráfico diário das vendas
- Como as empresas criam um gráfico diário
- Como criar um relatório diário com gráfico de forma mais fácil
- Descobrindo o Dashboard de Vendas do Dia
- Teste agora
Porque criar um gráfico diário das vendas
Por chegar nesse artigo, você certamente já sabe o porquê precisa criar um gráfico diário de vendas, mas esse gráfico pode ter ainda mais utilidade!
Veja a seguir 5 vantagens de se acompanhar suas vendas diárias por gráficos.
1 – Identifique padrões e tendências
Um gráfico diário permite visualizar padrões de vendas ao longo do tempo.
Identificar tendências diárias, semanais ou sazonais ajuda a compreender melhor o comportamento dos clientes e a ajustar estratégias de vendas de acordo.
2 – Tomadas rápidas de decisão
Ao contrário de uma análise macro como a mensal ou anual, a análise diária proporciona uma visão atualizada do desempenho das vendas, permitindo a tomada de decisões rápida e informada. Isso é crucial para ajustar estratégias, reagir a mudanças no mercado e maximizar oportunidades.
3 – Avaliação do impacto de campanhas ou promoções
Analisar as vendas diárias ajuda a avaliar imediatamente o impacto de ações promocionais. Isso é vital para ajustar as estratégias de marketing enquanto a campanha ainda está acontecendo.
4 – Gestão de estoque e produção
Suas vendas estão acima do esperado?
A depender da natureza de seu negócio, acompanhar diariamente as vendas permite reajustes de estoque e produção, a tempo de não faltar o produto e limitar as vendas no futuro.
5 – Ajustes de metas e estratégias de vendas
O acompanhamento diário é a melhor forma de se identificar o atingimento de metas de vendas e medir o resultado de estratégias.
Como as empresas criam um gráfico diário
Geralmente, as empresas trabalham com um fluxo complicado para se chegar a esse tipo de informação:
- Extrai as informações do software de gestão (ERP);
- Traz as vendas para o Excel;
- Cria-se um relatório por meio de procedimentos como PROCV e tabela dinâmica.
Entendemos que todo esse passo-a passo, além de ocupar um tempo valioso de sua equipe, ainda tem um tempo até se chegar no número correto, além de não possuir uma rápida flexibilidade de se aplicar filtros ou restringir a análise a um período específico.
Por isso, quando se realiza análises comerciais é de grande utilidade utilizar um software específico para isso, que permitam se chegar a qualquer tipo de informação em poucos cliques, aplicar filtros em segundos e cruzar os dados com flexibilidade e de forma confiável.
Nesse artigo, você descobrirá como realizar essa análise de forma muito mais fácil, e sem abrir o Excel, utilizando o software Salescope BI.
Como criar um relatório diário com gráfico de forma mais fácil
Chegou a hora de criar nosso gráfico!
Comece baixando gratuitamente o software Salescope BI.
Em seguida, abra-o e seleciona no lado esquerdo a opção Vendas > Histórico > Evolução. Esse é um recurso que irá criar um gráfico histórico de suas vendas.
Ao abrir o módulo Evolução, selecione na parte superior as opção “Dias” para tornar a análise diária. E pronto!
Com apenas dois cliques criamos um gráfico e um relatório completo das vendas dia a dia!
Restringindo ao último mês
Você pode facilmente aplicar restrições de datas para alinhas sua análise de acordo com sua necessidade. Por exemplo, ao invés de analisar todo o histórico de vendas, você pode restringir o gráfico apenas aos últimos 30 dias.
Para isso, basta selecionar a opção “Últimos 30 dias” no canto superior direito.
E novamente, com apenas dois cliques temos um gráfico e um relatório completo de acordo com nossa necessidade
Restringindo a um vendedor
Você ainda pode definir qualquer nível de restrição em suas análises.
Por exemplo, imagine que você queira analisar o histórico diário de um vendedor específico. Com o Excel, isso seria bem completo, talvez levasse uns 15 minutos?
Com um BI é super simples!
Basta clicar na opção “Adicionar filtro”, selecionar o representante a ser analisado e novamente temos um gráfico atualizado, apenas com as vendas do representante selecionado no último mês.
Fantástico né?
Descobrindo o Dashboard de Vendas do Dia
A análise diária não para por aí: até agora vimos apenas o módulo “Evolução de Vendas”, porém o Salescope BI possui dezenas de módulos de análise prontos para uso.
Por exemplo, o “Resumo de Vendas do Dia” cria automaticamente um dashboard, conhecido como painel de acompanhamento, de todas as vendas do dia de sua escolha, podendo até ser do dia atual.
Teste agora
Que tal transformar a análise comercial em sua empresa, com módulos que irão lhe ajudar a entender suas vendas, enriquecer suas reuniões, lhe ajudar e medir suas campanhas e até a vendas mais?
Baixe agora uma versão gratuita do Salescope BI.
Ou, se preferir, agende uma apresentação conosco.