Gráfico de Vendas por Vendedor: Como fazer
24 de janeiro de 2024
Gráficos são ótimas formas visuais de se ter um entendimento de valores e outras informações relevantes de sua empresa.
Nesse artigo iremos lhe mostrar como é simples criar um lindo gráfico de vendas por vendedor com poucos cliques.
Índice
- Como um gráfico por vendedor irá ajudar na sua gestão
- Como criar gráficos de vendas por vendedor
- Tente com as suas vendas
Como um gráfico por vendedor irá ajudar na sua gestão
Qual a utilidade de se criar um gráfico de vendas por vendedor ou representante? Destacamos 5 pontos em que sua gestão será beneficiada com esse recurso:
1 – Tenha uma visão abrangente do desempenho de cada vendedor
O gráfico de vendas por vendedor proporciona uma visão clara e detalhada do desempenho de cada membro da equipe de vendas. Isso permite identificar os pontos fortes de cada vendedor, reconhecendo e recompensando o bom trabalho, além de oferecer oportunidades para melhorias contínuas.
2 – Identifique padrões e tendências
Ao analisar um gráfico ao longo do tempo, é possível identificar tendências e padrões de desempenho.
Essa análise ajuda a antecipar flutuações nas vendas, possibilitando a implementação de estratégias preventivas ou de reforço em momentos necessários.
3 – Aloque de forma mais efetiva seus recursos
Com base nos dados do gráfico, sua empresa pode realocar recursos de forma mais eficiente:
- Se um vendedor está consistentemente superando metas, pode ser benéfico atribuir a ele metas mais desafiadoras ou até mesmo considerar promoções.
- Por outro lado, se um vendedor está enfrentando dificuldades, a empresa pode oferecer treinamento adicional ou suporte específico.
4 – Auxilia na criação de metas mais realistas
Criar metas de vendas é uma ciência: objetivos muito baixos não estimulam a produtividade da equipe, porém metas impossíveis desmotivam e acabam também baixando a produtividade.
Por isso, ao se analisar gráficos das vendas você tem uma base sólida para traçar os próximos objetivos da empresa e crescer mais.
5 – Incentivo à competição saudável
Você pode tornar os gráficos de vendas de vendedores acessíveis para toda a equipe, criando um ambiente de competição saudável. Os representantes são incentivados a superar suas próprias marcas e, ao mesmo tempo, contribuem para o sucesso geral da empresa.
Como criar gráficos de vendas por vendedor
Chegou a hora de criamos nossos gráficos!
Para isso, vamos utilizar uma ferramenta especializada em análises comerciais: o Salescope BI. Caso você ainda não utilize em sua empresa, fique tranquilo, você pode baixar aqui uma versão gratuita e acompanhar esse tutorial na prática. Você irá se surpreender como análises e gestão comercial se torna mais fácil com um sistema próprio para isso. =)
Nesse artigo, iremos criar três tipos de gráficos de vendedores:
- Ranking dos vendedores com maiores vendas
- Ranking dos vendedores com maiores ticket médio
- Gráfico histórico da evolução de vendas por vendedor
Vendedores com maiores vendas
Nosso primeiro gráfico classifica os vendedores pelos seus totais de vendas, ordenando o maior no topo.
Para gerar esse gráfico, acesse o módulo Ranking do Salescope BI, e selecione as opções Representantes e Valores.
E pronto, com apenas 3 cliques, você gerou um gráfico e um relatório dos vendedores com mais vendas.
Simples, não?
Vendedores com maiores ticket médio
Muitas empresas consideram o Ticket Médio como o principal índice de eficiência do representante, pois analisa o valor total gerado em cada pedido.
Como alguns representantes podem ter acesso a uma carteira menor, ou a uma região em que historicamente se realizam menos pedidos, o ticket médio pode ser um ótimo parâmetro na avaliação da equipe de vendas.
Gerar um gráfico de ticket médio dos vendedores é realmente muito simples. No mesmo módulo Ranking do exemplo anterior, troque a seleção de “Valores” para “Ticket médio”. E pronto, temos um gráfico de Ticket Médio por Representante.
Imagine quanto tempo seria necessário para ter essa informação no Excel; por isso é importante o uso de uma ferramenta de BI para análises empresarias.
Histórico de Vendas por Vendedor
Em nosso terceiro gráfico, vamos avaliar o histórico de valores de cada representante.
Essa é uma análise super útil para se identificar a evolução da performance de cada membro da equipe de vendas.
Para criar um gráfico histórico, vamos utilizar o módulo Evolução Detalhada, que gera análises de evolução detalhando por algum elemento, em nosso caso, vendedores.
Na parte superior da tela, seleciona as opções “Representantes”, “Meses” e “Valor”. E pronto, temos um gráfico e um relatório com a evolução mensal das vendas de cada representantes da empresa.
Super simples, não?
Tente com as suas vendas
Você viu como análises triviais para uma ótima gestão se tornam simples com o uso de uma ferramenta própria para análises comerciais.
O Salescope BI possui mais de 30 módulos de análises comerciais prontos para uso que irão facilitar sua gestão e potencializar suas vendas.
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