Dicas para manter sua equipe segura e motivada durante a pandemia
13 de julho de 2020
Os impactos do surto de coronavírus vão além das consequências econômicas e é essencial cuidar do que mais importa – as pessoas!
Em meio às turbulências que a pandemia tem causado nos negócios, surgem desafios também à liderança das empresas: como manter a equipe segura e motivada em um cenário instável como o que vivemos?
Uma crise sanitária desta proporção é difícil até mesmo para o mais experiente dos gestores. O cenário nos mostra, diariamente, como as coisas podem mudar de forma inesperada, e esse conjunto de fatores causa grande impacto na vida pessoal e profissional.
A instabilidade pode levar muitos funcionários à ansiedade, frustração e esgotamento, e tudo isso afeta diretamente a produtividade e engajamento, influenciando a capacidade de organização e abrindo caminho para a má qualidade do trabalho e erros – afinal, somos todos seres humanos.
Isolamento físico sim, mas distanciamento humano, nunca!
A transformação pessoal e profissional causada pela pandemia demanda comunicação assertiva e liderança eficaz. Em meio à tantas adaptações e decisões, é necessário também cuidar do que é mais valioso para sua empresa: seus colaboradores!
As equipes precisam, mais do que nunca, de apoio – seja no trabalho, seja na vida pessoal. A chave é comunicação! Separamos algumas dicas para manter sua equipe mais segura e motivada em meio ao que tem acontecido. Vamos lá?
- Procure tranquilizar os colaboradores e mantê-los informados sobre qualquer mudança no plano de ação
Mesmo que não haja soluções e respostas para tudo neste momento, os gestores devem priorizar a transparência. O colaborador tem o direito de saber como a empresa está enfrentando o período complicado – essa simples atitude aumenta a confiança e fortalece a união.
- Ofereça suporte e orientação à equipe, por meio de vídeo chamadas periódicas
Somos todos seres sociais, e isso se aplica ainda mais em equipes comerciais ou de vendas, que lidam com pessoas todos os dias. Em tempos de trabalho remoto, use videoconferências para substituir as reuniões e manter o contato.
- Se possível, converse com os colaboradores individualmente – cada pessoa reage às turbulências de forma diferente
Enquanto algumas pessoas lidam bem com o distanciamento, outras sofrem com a falta de contato social. Esteja disponível para o que precisarem e acompanhe periodicamente como estão as coisas em conversas individuais.
- Seja flexível – estamos todos em período de adaptação à nova maneira de trabalhar
Aqui, novamente a individualidade deve ser considerada: alguns se adaptam rapidamente à nova rotina, outros demoram um pouco mais para se ajustar. Permita que sua equipe tenha a oportunidade de lidar com outras mudanças e adote horários mais flexíveis, desde que as entregas não sejam prejudicadas.
- Forneça todas as ferramentas necessárias
É responsabilidade da empresa oferecer todos os recursos necessários para que o trabalho seja realizado: equipamentos, ferramentas, softwares, tecnologia e segurança de dados. Além disso, confie na equipe e acompanhe os resultados – verifique se possui as ferramentas para analisar os KPI’s como sempre.
- Cuide, de pessoa para pessoa.
Incentive bons hábitos de saúde, reforce a importância das medidas de proteção, oriente sobre os limites entre trabalho e vida pessoal e, principalmente, seja empático.
Com alguns ajustes e muita comunicação, é possível manter sua equipe mais motivada e segura mesmo em meio ao período instável que vivemos. Esperamos que nossas dicas possam lhe ajudar a enfrentar os desafios e alcançar os objetivos!