Ticket médio: Qual a importância e como utilizar no Salescope
11 de julho de 2019
Direto ao ponto: Ticket médio é o valor médio de cada venda realizada.
Muitos gestores consideram o ticket médio como o KPI (indicador de desempenho) de vendas mais importante em suas análises. Mas, por qual motivo?
Ticket médio x Crescimento nas vendas
Imagine que sua carteira é composta por 100 clientes, e cada um compra R$ 5 mil por mês. Ou seja, você tem um faturamento de R$ 500 mil por mês.
Nesse ano, você recebeu uma meta de dobrar o faturamento para R$ 1 milhão por mês. Como fazer isso?
Dentre as diversas formas, há duas mais diretas:
- Abrindo novos clientes;
- Vendendo mais para os clientes que já compram.
O Ticket Médio é o valor médio de cada pedido. Se você conseguir aumentar esse valor médio de R$ 5 mil para R$ 10 mil, você terá dobrado seu faturamento.
Neste artigo você descobrirá como acompanhar o ticket médio e descobrir alguns indicadores que lhe auxiliarão no crescimento desse índice.
Como acompanhar o ticket médio
O Salescope permite acompanhar o ticket médio de diversas formas, do geral de sua empresa ao individual por cliente.
Vamos começar identificando o ticket médio geral de sua empresa. Para isso, basta clicar em “Histórico e KPIs”.
Veja que nosso ticket médio é de aproximadamente R$ 13.000 reais, ou seja, cada venda realizada gira em torno desse valor.
Agora vamos acompanhar a evolução do Ticket médio. No gráfico “Histórico de Vendas”, selecione a opção “Ticket médio”.
Veja como o ticket médio disparou nos últimos meses!
Já analisamos o ticket médio geral, e sua evolução. Agora vamos entrar um pouco mais no detalhe desse KPI.
Clique em “Relatórios de Vendas”.
Nos Relatórios de Vendas, podemos acompanhar o ticket médio analisado por qualquer dimensão, como cliente, cidade ou representante. Vamos ver na prática por representante.
Clique em “Visualizar vendas por” e selecione “Representante”.
Esse relatório possui diversas colunas de valores. Arraste para a direita até encontrar Ticket Médio.
Então, clique sobre o cabeçalho da coluna para ordenar do menor para o maior.
Pronto, você tem um relatório dos representantes e seus tickets médios, ordenados do menor (Marconi, com aproximadamente R$ 9.000 por venda) para o maior (Distibuidora Boscolo e Trenti com R$ 21.000 por venda).
Estratégias para aumentar o ticket médio
Há diversas formas de se aumentar o ticket médio de seus clientes. Vamos lhe apresentar três indicadores que podem lhe dar suporte nas estratégias de vendas e garantir o sucesso no aumento de seu faturamento.
1. SKUs por pedido
Se um cliente compra uma gama maior de produtos, a chance de seu ticket médio aumentar é maior.
Você pode acompanhar o indicador SKUs por Pedido (mix de produtos) no “Dashboard Histórico e KPIs”. Esse indicador mostra quantos produtos diferentes são vendidos a cada pedido.
2. Valor médio do produto
Seus clientes compram uma gama grande de produtos, porém o valor final dos pedidos é sempre menor que o esperado? Eles podem estar comprando apenas os produtos mais baratos.
Você pode identificar o Preço médio de produto também no
“Dashboard Histórico e KPIs.”
3. Frequencia de compras
Um cliente que compra constantemente, além de aumentar seu faturamento, ainda tem menor chance de se tornar inativo.
Acompanhe o indicador de Frequencia de Compras no
“Dashboard Histórico e KPIs” e nos “Relatórios de Vendas”.
Além do Ticket Médio
Vimos a importância de se acompanhar o indicador ticket médio para um aumento no faturamento. O Salescope dá acesso a diversos outros indicadores que contribuem ao gerenciamento de suas vendas.
Assista abaixo a dois módulos do treinamento de Salescope Mapas e descubra muitos outros indicadores úteis no dia-a-dia de um gestor de vendas.