5 dicas para recuperar clientes inativos
13 de julho de 2020
Saiba como conquistar novamente clientes inativos e transformá-los em parceiros!
Neste período, conquistar novos clientes pode ser uma tarefa complicada. Aí, você se pega lembrando daquele cliente que costumava fazer grandes pedidos, mas simplesmente não deu mais notícias. Seria ótimo tê-lo de volta, não é mesmo? A boa notícia é que isso é perfeitamente possível!
Reativar clientes é um dos maiores desafios na área de vendas pois, normalmente, os esforços estão direcionados para a captação dos novos. Mas, com um pouco de estratégia, sua empresa será capaz de reconquistar aqueles que já se interessaram pelos seus produtos em algum momento. Afinal, a parte mais difícil você já tem: a atenção desse cliente.
É importante lembrar que clientes “inativos” não são o mesmo que “perdidos”, ok? Perdidos são aqueles que não compram há bastante tempo e, provavelmente, já viraram clientes de outra empresa. Para descobrir como fazer uma segmentação e verificar em que categoria seus clientes se enquadram, conte com Salescope! Confira um outro post em nosso blog para saber como: clique aqui!
Preparamos 5 dicas estratégias para te ajudar a recuperar os clientes inativos, antes que se tornem perdidos. Vamos lá?
- Identifique-os!
Faça um levantamento de quem são seus clientes e qual o tempo médio de intervalo de compra. Baseando-se nisso, defina quanto tempo sem realizar qualquer compra é necessário para que seu cliente se torne um inativo.
Separe os inativos e continue a triagem: verifique a data do último pedido, os hábitos e frequência de compra, além de dados demográficos.
Dica: para uma análise completa de todos esses itens em poucos minutos, utilize a função “Composição de Carteira” em Salescope Mapas.
- Entenda os motivos do cliente
O próximo passo é descobrir por que estes clientes estão inativos – muitos fatores além do preço podem fazer com que um cliente deixe sua empresa.
Alguns exemplos, são: um atendimento que deixou a desejar, atraso nas entregas ou acordos quebrados. Considere a possibilidade de fazer uma pesquisa com parte dos clientes inativos, para saber o que esperam de sua empresa, produtos ou serviços. Desta forma, você será capaz de entender onde pode ter havido alguma falha no processo.
Com essas informações em mãos, é essencial tentar resolver os problemas – e deixar que o cliente saiba disso!
- Faça uma segmentação
Um cliente não é igual ao outro e, por isso, é importante analisar suas afinidades, interesses, ticket médio de compra, região, faixa etária, tempo de inatividade, etc. Parece complicado? Salescope realiza essa análise em segundos!
Esses dados podem oferecer informações valiosas sobre as necessidades e motivações de determinado grupo de compradores. Desta forma, a abordagem de sua empresa poderá ser mais assertiva, o que nos leva ao próximo passo:
- Crie estratégias específicas
Esteja no canal em que o cliente quer ser encontrado, oferecendo o que ele espera: uma promoção ou bonificação, por exemplo. Alguns clientes preferem receber comunicação por e-mail, outros por telefone ou SMS. O importante é estudar o perfil de cada grupo e definir as ações que serão implementadas.
- Relacionamento é a chave!
Por último, mas não menos importante: você seguiu os passos acima e reconquistou seu cliente! Ótimo! Agora, é necessário investir no relacionamento – do contrário, todo o trabalho terá sido em vão. Mantenha um canal aberto para que o seu cliente faça críticas, sugestões e foque na solução de possíveis problemas. Assim, você demonstra preocupação com a satisfação dos usuários e aumenta as chances de fidelizá-los!
Direcionar esforços para a recuperação de clientes pode ser uma ótima solução para alavancar as vendas de sua empresa. Afinal, nestes casos já existe um interesse prévio pelo seu produto ou serviço – basta ter um bom acompanhamento para fechar negócio!Para realizar estas e outras análises essenciais de maneira prática, conte com Salescope – inteligência de dados na palma de suas mãos! Experimente GRÁTIS!